leonardomaquinamanusmanuscritovitruvioengrenagens
titulo
Administração e Finanças

A profissionalização dos setores de uma organização envolve ações de ordem técnica e multidisciplinar. A Gestão Sistêmica Corporativa com seu olhar global sobre a organização, entende os setores financeiro, compras, produtivo e comercial como partes que interagem em sincronia entre si. Dessa forma, a gestão do fluxo de caixa permite o controle onde os recursos financeiros são administrados nas contas a pagar e receber para que logo adiante calcule-se o resultado que, por sua vez, determina o ponto de equilíbrio financeiro.

É a partir de procedimentos básicos de controle financeiro que se fundamentam ações de gestão mais elaboradas. A gestão financeira e econômica, as ações de planejamento, montagem de custos e a própria gestão do orçamento são decorrentes da organização e da gestão do caixa. Sendo que ações de gestão financeira e econômica avançadas permitem a administração com segurança e garantia do alcance das metas da corporação.

Sobre a gestão econômica e financeira são apoiadas as operações do setor de compras que pode suprir o setor produtivo ou de serviços com os mais variados recursos de acordo com a atividade de cada organização. Estando corretamente munido dos recursos, os bens e serviços podem ser manufaturados ou executados sabendo-se o seu custo real de acordo com o quanto é necessário para produzí-los ou executá-los. O departamento de vendas poderá, então, comercializar os bens ou serviços da organização com valores competitivos. Isso irá gerar os recursos financeiros para alimentar o fluxo de caixa e então novamente o ciclo seguir em sua continuidade.

Eis que o correto funcionamento deste mecanismo e o olhar macroeconômico sobre a realidade mercadológica em que a organização se encontra inserida são elementos fundamentais para o momento de tomada de decisão sobre os caminhos a serem seguidos na direção do crescimento e prosperidade. O controle sobre os investimentos e a gestão de riscos e oportunidades são fatores que promovem o desenvolvimento sustentável do empreendimento. E todo esse complexo sincrônico precisa, para funcionar o mais próximo da perfeição possível, de uma adequada liderança de processos. Uma vez que o sucesso da organização depende da aplicação do comando que conduz as atividades profissionais e sua forma de fazer com precisão, eficiência e eficácia.